sábado, 9 de setembro de 2017

VI Congresso Latino Americano de Arteterapia - MESA TEMÁTICA: ARTETERAPIA E INCLUSÃO

MESA TEMÁTICA: ARTETERAPIA E INCLUSÃO

Fiquei muito honrada em fazer parte desta mesa temática. A mesa iniciou com o projeto Ser Âmica, após sobre crianças refugiadas e finalizou com idosos em situação de rua. Trabalhos que tem como tema central a inclusão  no resgate da autoestima, auto-confiança e valorização do ser humano com crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Palestra: A Cerâmica como Arteterapia - Projetos e Ações Socioculturais como Antídoto à Violência



























Palestra muito emocionante da Noris Maria Dias, que trabalha com crianças refugiadas na Suécia e Noruega. Foi difícil controlar o choro. Relatos muito fortes de crianças que viram escravas sexuais ou das que passam muita fome. Forte, mas valeu muito estar na mesa com ela. 
O tema da palestra foi: Estudo de caso de arteterapia com crianças refugiadas apresentando sintomas de estresse pós-traumático






Osvaldo Alfredo Rovetto Castañeda que tem um trabalho também muito forte com idosos moradores de rua. 
Tema da palestra: Arteterapia e a voz cantada: resgatando idosos em situação de rua





Ao final, a coordenadora do congresso, nossa queria mestra Angela Philippini falou sobre adoção de um refugiado. Projeto que já exite em várias capitais e tem dado dignidade e estas pessoas que precisam sair do seu país de origem por um simples motivo: sobreviver.



Participantes da mesa: Noris Maria Dias, a mediadora Ligia Diniz, Osvaldo Castañeda e Elainy Mota.


Oscvaldo com a representante do consulado da Argentina, assistiu a nossa mesa e a coordenadora do congresso, Angela Philippini


Levei algumas peças dos alunos e foi um super sucesso. Pena que não consegui levar tantas peças. Certamente, teriam vendido todas. Os pingentes foram um sucesso à parte. 


Finalizo a postagem em oração para que o Cristo possa abençoar não só ao Errejota mas ao Brasil. Nós brasileiros precisamos manter firme a nossa fé sempre, sempre, sempre!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário